terça-feira, junho 05, 2007

Pacote de posts sobre o Processo Unificado

Meu esforço inicial neste canal de comunicação foi apresentar o Processo Unificado, um framework de apoio ao desenvolvimento de software. Foram apresentadas as cinco disciplinas e as quatro fases do processo.

Na realidade seria possível escrever posts mais detalhados e amplos, mas acredito que não seria o mais adequado para um canal deste tipo. A idéia principal é incentivar a leitura e o debate dos tópicos que formam este processo.

Pacote de posts:

Processos Iterativos de desenvolvimento de software
Princípios Fundamentais do Processo Unificado
A estrutura do Processo Unificado
A disciplina de Requisitos
A disciplina de Análise
A disciplina de Projeto
A disciplina de Implementação
A disciplina de Teste
A fase de Concepção
A fase de Elaboração
A fase de Construção
A fase de Transição

A partir de agora, discutiremos outros temas, como modelagem orientada a objetos! Espero que tenha contribuido, um abraço!

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns... sua abordagem do processo unificado é uma otima fonte de consulta sobre o assunto...
Muito bom....

Otavio Ferreira disse...

Obrigado hlima! O tempo está curto nestes últimos meses, mas pretendo voltar a escrever regularmente por aqui. Enviei um commentário sobre a Disciplina de Análise, ok? Abraço!

Eumar Assis disse...

Parabéns pelos posts...

Vc faz mestrado no IPT (Mestrado Profissional) ou IME ? Estou prester a ingressar no mestrado e gostaria de saber a opinião de quem já está dentro...

Otavio Ferreira disse...

Olá Eumar. Faço mestrado na POLI em Engenharia de Software. É um curso muito forte, onde o aluno tem a oportunidade de conhecer profissionais muito experientes.

É também uma oportunidade valiosa para aprender a realizar uma pesquisa, escrever e publicar um artigo, manter-se atualizado, etc.

Entretanto, você não terá total controle sobre quais disciplinas cursar. O esquema funciona da seguinte forma: Durante todo o mestrado, você deverá se matricular em pelo menos 7 disciplinas obrigatoriamente. O programa é dividido em periodos de 4 meses. A cada periodo, o aluno deve matricular-se em pelo menos 1 disciplina entre apoximadamente 10 que são oferecidas. Um aluno regular cursa as 7 disciplinas em 1ano e meio.

O problema é que você não pode prever quais disciplinas serão oferecidas no periodo. Muitas vezes acontece que nenhuma delas é aplicável à sua dissertação de mestrado. Ou seja, você acaba se matriculando em uma qualquer. Exemplo: Venho pesquisando sobre Web Semântica, mas minha última disciplina tratava sobre Modelagem de Objetos Gráficos - nada relacinado com meus interesses.

Eu recomendaria à instituição linhas de pesquisa mais bem definidas como, por exemplo, Arquitetura de Software, Processos de Desenvolvimento, Internet, Inteligência Artificial, Banco de Dados, etc. A intituição deveria garantir ainda que pelo menos 1 disciplina para cada linha de pesquisa fosse oferecida a cada periodo.

Mas acredito que isso não acontecerá em um curto espaço de tempo. Os alunos devem cumprir seus créditos o mais rápido possível, e começar a estudar o que realmente é importante para sua dissertação através de livros, artigos, e afins.

Abraços!

 
> blogblogs.com.br