sexta-feira, junho 01, 2007

A fase de Construção

Neste momento do ciclo de vida pode-se dizer que apenas questões técnicas são tratadas. A modelagem, a codificação e os testes dos componentes marcam esta fase.

É a fase onde o Modelo de Implementação e o Modelo de Teste tendem a ser bastante trabalhados, consequentemente, é o momento onde os desenvolvedores e os testadores mais atuam.

É comum que o Modelo de Casos de Uso, o Modelo de Análise, o Modelo de Projeto e o Modelo de Instalação estejam concluídos, apesar de ainda serem refinados nesta fase com eventuais detalhes.

Terá sucesso e poderá ser considerada concluída quando se atinge uma maturidade considerável nos artefatos das disciplinas de Implementação e Teste.

Como as disciplinas atravessam a fase

Os parágrafos a seguir apresentam uma breve descrição de como cada uma das disciplinas atravessa a fase de Construção em termos de tarefas:

  • Requisitos: Esta disciplina freqüentemente não é trabalhada nesta fase, os requisitos devem estar claros para todos na equipe.

  • Análise: Esta disciplina também é pouco trabalhada nesta fase, a arquitetura candidata já cedeu espaço para uma mais sólida.

  • Projeto: Refinar os artefatos relativos à arquitetura e à instalação do sistema.

  • Implementação: Modelar e codificar os componentes.

  • Teste: Verificar os componentes através dos diversos tipos de teste.


Avaliação

Existe apenas uma questão ao final desta fase: O sistema está pronto para ser entregue aos clientes? Caso a resposta seja negativa, será necessário adicionar uma iteração para os ajustes finais.

Nenhum comentário:

 
> blogblogs.com.br