segunda-feira, abril 02, 2007

A disciplina de Implementação

O objetivo fundamental nesta disciplina é construir uma versão operacional do sistema a ser entregue aos clientes. Caso o projeto encontre-se no primeiro ciclo, é comum que esta versão do sistema seja beta, ou seja, será disponibilizada para avaliação.

Quando esta disciplina aumenta sua intensidade, o projeto provavelmente está na fase de Construção e as discussões passam a ser puramente técnicas. Neste estágio a arquitetura é desenhada em termos de componentes.

A criação do código-fonte também é uma atividade desta disciplina.

Dois artefatos são produzidos durante esta disciplina. São eles:


  • Modelo de Implementação


  • Este modelo é formado por pacotes de implementação. Cada pacote representa um agrupamento lógico de diagramas de componentes da UML. Estes diagramas são responsáveis por discriminar os relacionamentos existentes entre os componentes. Predominantemente, são modeladas as dependências e as conexões entre interfaces exigidas e interfaces fornecidas. Cada componente pode compreender mais de uma classe de projeto.


    Figura 1: Principal elemento dos diagramas de componentes da UML: componente.



    Este modelo pode ser considerado correto quando contem todos os componentes necessários para realizar as funcionalidades especificadas pelos casos de uso e os requisitos não-funcionais.

  • Códio-fonte


  • É a realização tecnológica dos modelos na linguagem de programação escolhida.

    É importante que um padrão de codificação seja seguido e o código comentado para facilitar a leitura em futuras manutenções. Os modelos e o código devem sempre estar sincronizados, refletindo as mais recentes atualizações.

Nenhum comentário:

 
> blogblogs.com.br