sexta-feira, dezembro 12, 2008

Engenharia de Software com Processos Ágeis – Desenvolvimento de Aplicações para a Internet

Olá pessoal, já faz algum tempo que não escrevo por aqui, e desta vez eu gostaria apenas de divulgar um novo projeto.

Venho trabalhando com um grupo de professores da PUC - São Paulo, e recentemente criamos um curso de especialização que será oferecido pela própria Universidade. Trata-se de um curso inovador na área de Ciência da Computação, que agrega conceitos de Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Internet, e Processos Ágeis.

O curso acaba de ser lançado sob o nome "Engenharia de Software com Processos Ágeis – Desenvolvimento de Aplicações para a Internet". Oito módulos serão oferecidos, sendo que cada um será completamente independente dos demais, não havendo pré-requisito entre eles. Isto fará com que o aluno possa trilhar um caminho de acordo com suas necessidades. Adicionalmente, não será necessário que o aluno se inscreva em todos os módulos, somente nos que julgar adequado ao seu perfil. Este formato é realmente novo e flexível.

Segue a lista de módulos:

  1. Processos Ágeis
  2. Engenharia de Requisitos
  3. Desenho Lógico com Objetos
  4. Implementação de Aplicações para a Internet
  5. Programação com Objetos para Internet
  6. Análise com Objetos
  7. Desenho Físico com Objetos
  8. Teste de Aplicações para Internet
Uma descrição mais detalhada pode ser encontrada no site da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP.

Atalho: http://tinyurl.com/eng-sw-puc/

Qualquer dúvida, por favor entre em contato, ou escreva um comentário neste post. Forte abraço!

3 comentários:

Otavio Ferreira disse...

Gostaria de lembrar aos interessados que o curso possui um foco bem intenso em processos ágeis, mais especificamente Scrum. Para detalhes sobre este processo, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum

simata disse...

Olá Otavio,

Eu estava fuçando no site da PUC para descobrir mais sobre os professores desse curso e acabei chegando até aqui.

Você que será o professor do módulo Processos Ágeis, certo? Como esse é um assunto que me interessa bastante, gostaria de saber mais sobre sua experiência com Scrum e outras metodologias. Se você puder me dar mais detalhes do conteúdo programático do curso, também seria bem interessante.

Obrigado.

[]s

Daniel Miranda

Otavio Ferreira disse...

Olá Daniel, tudo certo? Fico feliz que você esteja interessado neste curso de especialização. Boa pedida! :)

O professor do módulo Processos Ágeis chama-se Leandro Saad. Você pode entrar em contato com ele pelo e-mail leandro@scrum.com.br.

Bom, eu venho trabalhando como Scrum Master em um grupo sul-africano que está bem focado em aplicações para a Internet, principalmente Web 2.0 e Web Semântica. Mas o Leandro é sem dúvida o mais indicado para assuntos relacionados ao Scrum. Excelente profissional!

Em um primeiro momento, sou responsável pelo módulo Teste de Aplicações para Internet.

Até mais.

 
> blogblogs.com.br