Resumidamente, Active Record é um padrão encontrado em alguns projetos de software que armazenam dados em bases relacionais. Neste padrão, uma tabela é "encapsulada" por uma classe, portanto cada instância desta classe estará diretamente acoplada à uma linha da tabela.
Crítica: Caso a classe em questão seja um conceito do domínio, obviamente suas instâncias serão objetos de negócio. Ao aplicarmos o padrão Active Record, criamos uma dependência a partir negócio para a tecnologia!
No post Inversão de Dependências, apresento pelo menos quatro consequências geradas por esta dependência. Discussão polêmica... ;-) Comentários?
Abraços!
Um comentário:
Infelizmente não recebi comentários dos amantes de Active Record. De qualquer forma, gostaria de fazer justiça à este padrão. A técnica de inversão de dependências é uma das grandes responsáveis pelo sucesso do Active Record, pois garante que a depência do negócio para a tecnologia não exista. Frameworks para mapeamento objeto-relacional (ORM) fazem grande proveito do padrão Active Record, e têm sido valorizados nas mais diversas comunidades de desenvolvimento.
Postar um comentário