quinta-feira, maio 31, 2007

A fase de Elaboração

O núcleo desta fase é a busca por uma boa arquitetura. No post "Princípios Fundamentais do Processo Unificado" fica clara a preocupação deste processo em prover meios para alcançar altos graus de manutenibilidade, flexibilidade, expansibilidade e reuso.

Esta fase também é marcada pelo gradativo afastamento dos clientes e, conseqüentemente, pela gradativa aproximação de questões mais técnicas.

Lembrando que são as disciplinas que possuem artefatos associados e não as fases, é perfeitamente comum que alguns documentos produzidos com bastante intensidade na fase de Concepção sejam refinados nesta fase, como é o caso do documento de Requisitos Não-Funcionais, pertencente à disciplina de Requisitos.

Porém, de forma mais intensa que a disciplina de Requisitos, as disciplinas de Análise e Projeto são as mais evidentes. Ao longo da fase, espera-se que uma arquitetura candidata seja substituída gradativamente por uma arquitetura mais concreta, ou seja, uma fundação sólida para o sistema.

Como as disciplinas atravessam a fase

Os parágrafos a seguir apresentam uma breve descrição de como cada uma das disciplinas atravessa a fase de Concepção em termos de tarefas.

  • Requisitos: Refinar os artefatos referentes aos requisitos funcionais e não-funcionais.

  • Análise: Refinar os artefatos relativos à arquitetura candidata.

  • Projeto: É a principal disciplina desta fase. As tarefas-chave são criar uma arquitetura sólida, tendo como base os diagramas produzidos na disciplina de Análise, e estruturar o cenário da instalação do sistema em componentes de hardware.

  • Implementação: Iniciar, ainda que superficialmente, a modelagem de componentização de acordo como o que foi produzido na disciplina de Projeto.

  • Teste: Necessária somente se algum componente tiver sido implementado, o que é pouco provável.


Avaliação

Existem algumas questões que auxiliam na avaliação da fase quando se imagina que está concluída:

  • Todos entendem e concordam com os requisitos detalhados?

  • Existe uma base arquitetônica sólida que possa evoluir à medida que os requisitos são explorados e mais funcionalidades são adicionadas no sistema?

  • As estimativas de tempo e custo foram cumpridas?


Se as respostas satisfizerem à maioria dos interessados, a fase pode ser considerada concluída com êxito. Caso contrário, talvez o melhor seja acrescentar mais uma iteração a esta fase para aparar arestas e finalizar o que estiver pendente.

2 comentários:

Arthur Damaso disse...

faço engenharia elétrica, tô tendo engenharia de software esse semestre... me ajudou muito... valew!

Otavio Ferreira disse...

Olá Arthur. Que bom que este conteúdo te ajudou, bacana! Preciso escrever com mais frequencia aqui. :) Abraço!

 
> blogblogs.com.br